0

Meu Carrinho

R$ 0,00

Hidratação, nutrição e reconstrução: você sabe como funciona o cronograma capilar?

segunda-feira, 24 de maio de 2021 09h34min26s America/Sao_Paulo

Por Bella

Hidratação, nutrição e reconstrução: você sabe como funciona o cronograma capilar?

Não é de hoje que sabemos que os nossos cabelos precisam de alguns cuidados específicos, há alguns anos o cronograma capilar ficou bem famoso entre as mulheres, uma rotina de cuidados com o cabelo de acordo com a necessidade do fio. Antes que a gente comece a falar sobre os benefícios desse hábito, você sabe o que é o cronograma capilar?

 

Cronograma capilar

O cronograma capilar nada mais é que uma rotina de cuidados com os cabelos que intercala três tratamentos principais: hidratação, nutrição e reconstrução. Cada etapa do cronograma capilar oferece um recurso específico para cabelos danificados. O dano nos fios pode acontecer por poluição, incidência de raios solares, cloro da água, uso excessivo de ferramentas de calor, procedimentos químicos de coloração ou descoloração, entre outros.

O cronograma capilar pode ser feito em todos os tipos de cabelo, independe da sua textura ou curvatura, ou seja, se o seu cabelo é liso, ondulado, cacheado, crespo, se é um cabelo danificado ou se está em transição, você pode fazer o cronograma. Com a rotina de cuidados é possível fornecer as necessidades dos fios e restaurar completamente a saúde capilar, dentro de um período sugerido de quatro semanas.

Saiba como descobrir a sua textura capilar. A melhor maneira de descobrir a sua textura capilar é analisando o seu próprio fio. Outra forma que pode facilitar esse diagnóstico é com a tabela de curvatura. Dê só uma olhada e descubra o seu tipo de fio.


 

Como fazer?

O cronograma capilar nada mais é que intercalar as três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução nos seus hábitos de lavagem dos fios. Antes de montar o seu cronograma é necessário antes fazer o teste de porosidade e a partir dele que vamos definir o que seu cabelo está precisando mais.

A hidratação é a estrela dos cabelos com a elasticidade em dia, macios, com balanço e, claro, livres do ressecamento. A nutrição é a responsável pela proteção do cabelo contra as agressões diárias que causam o ressecamento, o frizz e o enfraquecimento da fibra capilar. Já a reconstrução vai recompor os fios que perderam massa e estejam quebradiços e afinados por conta de processos químicos e uso frequente de ferramentas de calor.

Teste de porosidade

Para realizar o teste de porosidade você vai precisar de um copo de água filtrada e apenas alguns fios de cabelo limpo, que podem ser aqueles que saem naturalmente na escova ou no pente. Coloque os fios de cabelo dentro do copo e espere cerca de 10 minutos para analisar a avaliação.

Os resultados podem ser:

  1. O fio boia na superfície: seu cabelo precisa de hidratação:
  2. O fio não boia nem afunda: seu cabelo precisa de nutrição;
  3. O fio afunda: seu cabelo precisa de reconstrução.

Hora de montar o cronograma

Agora que você já descobriu a necessidade do seu cabelo chegou a hora de montar o seu cronograma.

Hidratação

Ela pode ser considerada um dos tratamentos capilares mais conhecidos de todos os tempos e é muito importante no cronograma capilar. Como o nome já diz, trata da reposição de água nos fios. Quando o cabelo está desidratado, os fios ficam sem brilho e sem balanço. Isso acontece por ser exposto ao sol, cloro, poluição, e é claro, às químicas.

Procure produtos que tenham em sua formulação ativos como: D-Pantenol, Manteiga de Oliva, Óleo de Coco Extra Virgem, Babosa e Aminoácidos funcionais. As máscaras de hidratação Kérastase Chronologiste Masque Intense Régénérant proporciona cabelos mais hidratados, livres do frizz, a L'Oréal Professionnel Nutrifier garante um cabelo mais fácil de pentear, com brilho constante e maciez. Já com a Wella Professionals Invigo Nutri-Enrich seu cabelo fica hidratado e nutrido, com muita maciez e brilho.

Caso o seu cabelo tenha ficado na superfície da água, o seu cabelo precisa de hidratação e o ideal é seguir esse passo a passo:

 

Nutrição

A nutrição consiste na reposição de lipídios dos fios, que nada mais é do que a oleosidade natural. Quando esses nutrientes estão em falta no cabelo, ele fica sem brilho e com pontas duplas. Você ainda pode optar por fazer a umectação que é uma etapa da nutrição.

A umectação é um tratamento à base de óleo vegetal capaz de nutrir os cabelos, repor a oleosidade necessária e recuperar os fios danificados por químicas e demais fatores.

Os nutrientes mais utilizados nesse estágio são: óleos vegetais (argan, macadâmia, amêndoas, semente de uva, coco, linhaça e oliva); manteigas vegetais (karité, cacau, cupuaçu e abacate); ceramidas e tutano vegetal ou animal. A L'Oréal Professionnel Serie Expert Nutrifier deixa os fios reparados, fortes, saudáveis e macios. O Nutritive Magistral de Kérastase  deixa os fios com um toque sedoso, brilho radiante e movimento natural.

Se o seu cabelo não boiou e nem afundou, você precisa nutrir o seu cabelo e nesse caso o ideal é seguir essa sequência:

 

Reconstrução

Essa etapa costuma ser a mais potente de todo o cronograma capilar. É a fase em que repõe queratina, proteínas e aminoácidos que se perderam, principalmente por causa dos procedimentos químicos. Se o seu cabelo está muito frágil, quebradiço e/ou elástico, a reconstrução é o ideal para você.

 

Os componentes mais utilizados para a reconstrução são: queratina; creatina; arginina; cisteína; colágeno; proteína hidrolisada do trigo e do milho e aminoácidos. O Kérastase Résistance Thérapiste  recupera a força, a resistência e a vitalidade do seu cabelo, já o L'Oréal Professionnel Serie Expert Absolut Repair Gold Quinoa + Protein  faz uma restauração completa nos fios para devolver saúde e brilho ao cabelo.

Se o seu fio afundou, o seu cabelo precisa de reconstrução. Para ter um melhor resultado siga essa ordem:

 

Agora que você já sabe tudo sobre o cronograma capilar, nós recomendamos que você observe a melhora do seu cabelo e refaça o teste de porosidade sempre que finalizar as 4 semanas de um ciclo e veja a nova necessidade do fio. Encontre os produtos que temos em nosso site e comece agora mesmo a tratar os seus cabelos como eles merece.

Te esperamos no próximo post!

Comentários

Escrever comentário

Enviar comentário

* Campos obrigatórios